Atriz iraniana de filme indicado ao Oscar não vai à cerimônia como protesto contra Trump

Taraneh Alidoosti, atriz iraniana que faz uma das protagonistas de ‘O Apartamento‘, filme indicado ao Oscar deste ano na categoria melhor filme estrangeiro, declarou que não vai comparecer à cerimônia. A decisão é um protesto contra a política de Donald Trump, que prometeu dificultar daqui para frente a entrada de muçulmanos nos Estados Unidos.

“A proibição de vistos de Trump para iranianos é racista. Se isso inclui um evento cultural ou não, eu não comparecerei ao #AcademyAwards 2017 em protesto”, escreveu Taraneh em sua conta no Twitter.

No filme dirigido por Asghar Farhadi (que já venceu o Oscar da categoria em 2012), ela faz Rami, mulher que junto com o marido (Shahab Hosseini) se muda para um novo apartamento em Teerã. Numa noite, enquanto está sozinha, ela é vítima de um ato de violência. Diante disso, o marido fica extremamente perturbado e desenvolve uma obsessão por encontrar o culpado.

Vencedor de dois prêmios no último Festival de Cannes – roteiro e ator -, ‘O Apartamento’ é um dos favoritos nas bolsas de apostas em sua categoria no Oscar, atrás apenas do alemão ‘Toni Erdmann’. Concorrem ainda ‘Tanna’ (Austrália), ‘Terra de Minas’ (Dinamarca) e ‘Um Homem Chamado Ove’ (Suécia).

O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros.

 

Yahoo

27/01/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *