Taraneh Alidoosti, atriz iraniana que faz uma das protagonistas de ‘O Apartamento‘, filme indicado ao Oscar deste ano na categoria melhor filme estrangeiro, declarou que não vai comparecer à cerimônia. A decisão é um protesto contra a política de Donald Trump, que prometeu dificultar daqui para frente a entrada de muçulmanos nos Estados Unidos.
“A proibição de vistos de Trump para iranianos é racista. Se isso inclui um evento cultural ou não, eu não comparecerei ao #AcademyAwards 2017 em protesto”, escreveu Taraneh em sua conta no Twitter.
No filme dirigido por Asghar Farhadi (que já venceu o Oscar da categoria em 2012), ela faz Rami, mulher que junto com o marido (Shahab Hosseini) se muda para um novo apartamento em Teerã. Numa noite, enquanto está sozinha, ela é vítima de um ato de violência. Diante disso, o marido fica extremamente perturbado e desenvolve uma obsessão por encontrar o culpado.
Vencedor de dois prêmios no último Festival de Cannes – roteiro e ator -, ‘O Apartamento’ é um dos favoritos nas bolsas de apostas em sua categoria no Oscar, atrás apenas do alemão ‘Toni Erdmann’. Concorrem ainda ‘Tanna’ (Austrália), ‘Terra de Minas’ (Dinamarca) e ‘Um Homem Chamado Ove’ (Suécia).
O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros.
Yahoo
27/01/2017